Enquanto o Reino Unido se prepara para as comemorações do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth, que marca os 70 anos no trono, os Sex Pistols voltaram à conversa.
Os Sex Pistols relançaram seu hit proibido “God Save the Queen” antes da celebração do Jubileu de Platina da rainha Elizabeth II.
Um novo videoclipe foi cortado usando imagens do vídeo da performance filmado por Julien Temple na marquise em maio de 1977 e clipes da festa no rio Tâmisa no dia do Jubileu de Prata em junho do mesmo ano.
Ele também apresenta imagens exclusivas de algumas das primeiras, mais importantes e influentes fãs femininas da banda, incluindo Vivienne, Jordan, Debbie e Tracey, Catwoman e Helen of Troy.
A canção, com o mesmo título do hino nacional britânico, foi originalmente lançada em 1977 durante o Jubileu de Prata da Rainha.
A icônica música punk foi banida pela BBC e outras grandes ondas de rádio comerciais por suas letras anti-real, mas ainda conseguiu liderar as paradas, alcançando o segundo lugar na parada de singles do Reino Unido – embora alguns até especulassem que as paradas foram alteradas para empurrar o música do nº 1.
A música, com o mesmo título do hino nacional britânico, foi originalmente lançada em 1977 durante o Jubileu de Prata da Rainha.
Apesar da letra dura de “God Save the Queen” chamando a Firma, o vocalista do Sex Pistols, John Lydon (Johnny Rotten), reiterou recentemente que a música não é contra a rainha como pessoa, mas contra a família real como instituição.
“É anti-monarquista, mas não é anti-humano”, disse ele a Piers Morgan. “Eu tenho que dizer isso ao mundo: todo mundo presume que eu sou contra a família real como seres humanos, eu não sou.”
O vocalista do Sex Pistols, John Lydon, reiterou que ama seu país e a “ostentação” da família real, mas queria criticar o sistema.
“Só acho que, se estou pagando meu dinheiro de impostos para apoiar esse sistema, devo ter uma opinião sobre como é gasto”, explicou ele. Ele disse a Morgan que na verdade adora a “esplendor” e acha uma “vergonha” que “possivelmente seja o fim da monarquia porque o príncipe Charles não será capaz de lidar com isso”.
Ele chegou a parabenizar a rainha de 96 anos por sobreviver por tanto tempo.
“Na verdade, estou muito, muito orgulhoso da rainha por sobreviver e se sair tão bem. Eu a aplaudo por isso e isso é uma conquista fantástica. Eu não sou um rabugento sobre isso”
Junto com a celebração real neste fim de semana, o relançamento da música também coincide com a estreia em 31 de maio da série de TV “Pistol”. A minissérie Hulu FX é um drama biográfico que segue a ascensão da música e cultura revolucionárias da banda pop-punk britânica nos anos 70.
Por: Johnny Hoff