“Entrevista revela talento em sua música autoral invadindo as rádios em todo o Brasil”
Carioca, de 1973, filho do compositor Rubens Marques de Freitas, vive no Paraná desde 1991. Poeta, escritor de crônicas e poliglota, formado em Letras pela UEM, atua no movimento cultural regional desde então. Adolescente no Rio (anos 80), agitava o “Além dos Outdoors”, fã clube dos Engenheiros do Hawaii, que também marcava presença em outros rolés no antigo Jazzmania, do Arpoador, prestigiando os amigos da banda Analfa, e no bom e velho Circo Voador, da Lapa, por onde passaram as mais famosas bandas da época, em companhia da gigante “Turma da Linha Cruzada”. Como tenor, cantou no Coral da UEM (anos 90) e presidiu o Centro Acadêmico de Letras, realizando saraus, exposições, oficinas de produção textual, cinema e literatura; publicou tabloides recheados de poesia, contribuições de alunos e professores; teve projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, etapa em que integrava o grupo “No Meio do Caminho”.
Sansão tocou pelo Brasil com bandas covers dos Rolling Stones e da Legião Urbana, entre outras; também fez parte de bandas autorais (Rosa dos Ventos e Ritmostato), e mistas, como a Della Mafia..Como cantor, lançou seu primeiro CD autoral (2011/2013), do qual participam vários amigos da cena local.Integrante do Cobra Motoclube, foi no meio motociclístico que sua música fez mais fãs até o momento. Em parceria com o artista plástico “Byzwka” (também se escreve “Bizzuca”), compôs e gravou algumas músicas; entre elas, o hino do Motoclube Calibre Doze; juntos, formam a “Oficina Blues Rock”, um “pocket show” no formato “violão e voz” que resgata sucessos brasileiros das décadas de 70 e 80 do estilo. Desde 2017, pela “Abridor de Arte Produções Artísticas”, assessora artistas com divulgação, composição, produção de videoclipes e direção artística; “Léo Jaime Cover” é seu trabalho mais recente, voltado para o publico amplo – confira em @FestaRetroCovers (Instagram, Facebook, Fanpage, Youtube).
Com a banda Ritmostato, venceu a etapa 2 do festival Captura realizado no Armazen do Jo. E pela Sanepar, ficou em 3o.lugar na categoria composição na final do festival Sesi Música, realizado em Curitiba em 2016, com o blues “Amigos São Pra Sempre” em parceria com Marcio Francisco Chagas.
Sansão trabalha como técnico da Sanepar de Maringá desde 1997, onde é conhecido por “Freitas”; e, após o expediente, também é divulgador de motoeventos da fanpage “Banidos do Rock”. Para este ano, também conta com amigos de renome nacional participando de seu novo CD sendo produzido por Pedro Vilk, a ser lançado em breve.