Aberto o WSL Big Wave Season Now Open 2022/2023 !

Esportes

LOS ANGELES, Califórnia, EUA (terça-feira, 15 de novembro de 2022) – A Liga Mundial de Surf (WSL) 2022/2023 Big Wave season abriu oficialmente hoje e agora tem um período de espera até 31 de março de 2023. A temporada Big Wave deste ano contará com dois eventos de estréia: O Quiksilver Jaws Big Wave Challenge pres. por TUDOR em Pe’ahi, Maui, Hawaii, e o TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge pres. por Hurley em Nazaré, Portugal. Com o período de espera oficialmente aberto, os melhores surfistas de ondas grandes do mundo estão em standby para ativar em um momento e viajar para um dos dois locais de classe mundial.

Grandes Surfistas de Ondas Agora em Chamada para Grandes Swells

A equipe WSL Tours and Competition Team está monitorando de perto as ondulações e as condições necessárias para executar o Quiksilver Jaws Big Wave Challenge pres. por TUDOR e o TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge pres. por Hurley. A equipe WSL Tours and Competition procurará um surf consistente, com um mínimo de 25 pés sobre a face da onda durante toda a competição. Outras condições, tais como vento e maré, serão avaliadas na decisão de realizar as competições.

Se houver uma grande ondulação em direção ao(s) local(is) da competição com condições climáticas favoráveis, a equipe da WSL Tours and Competition emitirá um “TUDOR Big Wave Yellow Alert” até 72 horas após a data de realização do evento potencial. Se as condições continuarem a ser favoráveis, o “Alerta TUDOR Big Wave Green” será emitido, o que significa que a competição estará ligada, e os fãs podem se preparar para ver os surfistas empurrarem os limites do que é possível em uma das ondas mais loucas do mundo nas próximas 24 horas.


Na foto: O alinhamento durante o campeonato cbdMD Jaws Big Wave Championships de 2019 em Maui. Crédito: © WSL / Saguibo
Sobre os locais da Grande Onda

Jaws (também conhecido como Pe’ahi), e Nazaré são duas das ondas mais conhecidas e respeitadas na comunidade das grandes ondas. Cada local é um campo de prova significativo para as disciplinas de remada e reboque, respectivamente, e os locais dos recordes mundiais históricos para as maiores ondas já surfadas.

O Quiksilver Jaws Big Wave Challenge pres. by TUDOR, mostrará o paddle-in surfing no famoso break off de Maui, Hawaii. Devido a seu poder, velocidade e capacidade de ser uma das ondas grandes mais perfeitas do planeta, Jaws é o padrão quando se trata de remar em ondas grandes.

O TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge Pres. de Hurley, por outro lado, mostrará o melhor do surf de ondas grandes na disciplina do tow-in. Nesta competição, os competidores trabalharão em equipe, utilizando jet skis para surfar as maiores ondas possíveis na Praia de Norte, em Nazaré, Portugal. A Praia de Norte é o lar de algumas das maiores ondas do mundo, incluindo os atuais recordes mundiais da Big Wave.

Apenas um punhado de mulheres e homens corajosos dedicaram suas vidas a perseguir ondulações e surfar estas ondas de conseqüência. Eles treinam metalmente e fisicamente o ano inteiro para estarem preparados para estes eventos de ondas monstruosas. Este é o momento deles mostrarem ao mundo do que são capazes e colocarem a fasquia para o surf de ondas grandes ainda mais alta.

Foto: Ondas Grandes: Keala Kennelly (HAW) durante o Desafio das Mandíbulas de 2018. Crédito: © WSL / Hallman

Quiksilver JAWS Big Wave Challenge pres. por TUDOR Formato Explicado

O Quiksilver Jaws Big Wave Challenge pres. by TUDOR apresentará o surf de remada em um formato de competição individual. Na divisão masculina, 24 competidores são divididos em quatro aquecedores de seis surfistas para o primeiro round. Os três surfistas com maior pontuação avançam para as Semifinais, que correm no mesmo formato, e os três melhores surfistas das Semifinais avançam para a final. A divisão feminina corre em um formato similar com 12 competidores participando de duas Semifinais de seis surfistas com os três melhores surfistas em cada heat avançando para a final.

Novo este ano, e pela primeira vez em Jaws, veremos a prioridade de seis surfistas entrar em jogo. A prioridade é o sistema que está em linha com todos os outros tours, e controla quem tem a primeira opção para surfar uma onda. O sistema de prioridade foi altamente solicitado pelos surfistas e é benéfico para o Jaws porque cria organização e aumenta a segurança no alinhamento em ondas maciças. As ondas são geralmente de 45 minutos e os surfistas podem pegar quantas ondas quiserem, respeitando a prioridade, com um painel de cinco juízes pontuando cada onda em uma escala de 1 a 10. As duas melhores ondas de cada competidor são contadas, com sua melhor pontuação de onda dobrada.

Quiksilver Jaws Big Wave Challenge pres. por TUDOR Invitees:

Convidados Masculinos
1 – Billy Kemper (HAW)
2 – Ian Walsh (HAW)
3 – Nathan Florence (HAW)
4 – Kai Lenny (HAW)
5 – Makua Rothman (HAW)
6 – Lucas Chianca (BRA)
7 – Russell Bierke (AUS)
8 – Nic von Rupp (PRT)
9 – Eli Olson (HAW)
10 – Torrey Meister (HAW)
11 – Koa Rothman (HAW)
12 – Nic Lamb (EUA)
13 – Grant Baker (RSA)
14 – Jamie Mitchell (AUS)
15 – Camada de Albee (HAW)
16 – Tyler Larronde (HAW)
17 – Jojo Roper (EUA)
18 – Ty Simpson-Kane (HAW)
19 – Matt Bromley (RSA)
20 – Francisco Porcella (ITA)
21 – Trevor Carlson (HAW)
22- Tom Lowe (GBR)
23 – Aaron Gold (HAW)
24