A banda de rock baiana Esquema Simio se prepara para lançar seu quarto EP, Mediunidade , no dia 28 de julho de 2024, em todas as principais plataformas digitais de streaming. Com uma proposta mais pesada e gótica que seus lançamentos anteriores, o álbum promete ser uma experiência sonora intensa, trazendo o peso do rock alternativo com raízes locais.
Todas as faixas de Mediunidade foram compostas por Lucas Moreira (@lucas.moreira_23), exceto por Lágrima de Diamante , uma parceria com o poeta baiano Railton Santos (@railtonbispodos). A produção ficou nas mãos de Marcelo Garcia (@tchellomr), no estúdio MGRecords (@mgrecordsba), que conseguiu capturar o poder da banda em cada nota e efeito. A arte de capa, criada por Carla Muniz (@carlamuniz_), inspira-se no visual preto e branco do álbum Ava Adore (1998), dos Smashing Pumpkins , refletindo a aura de irrealidade e desolação presente nas músicas.
O EP abre com a faixa Pílula Anti-dor , que evoca a tensão de um motor tenta a largar numa corrida desenfreada. A música-título, Mediunidade , mergulha nas raízes culturais da banda e incorpora o som do berimbau misturado a guitarras potentes. Minha Ira traz uma introdução orquestrada e um piano que desenha paisagens marítimas de calmaria e contemplação, enquanto Mosaico do Tempo envolve o ouvinte numa atmosfera mágica e supersticiosa . Encerrando o álbum, Lágrima de Diamante mistura pós-grunge e metal alternativo com um ataque poderoso das guitarras, remetendo aos icônicos anos 90.
O novo EP Mediunidade da Esquema Símio é um testemunho do talento da banda e da cena rock baiana . Sintonize na SSROCK e fique de olho nos nossos destaques para curtir o lançamento que promete mexer com a alma dos fãs do gênero!