Com temática sobre a polarização política do Brasil e composta em 2021 pelo vocalista Fábio Pelissioni, “Pêndulo” é o novo single da banda The Apartment Cats e traz uma crítica à política brasileira. A música é um lançamento do selo Marã Música.
São Paulo, 11 de março de 2022 – Trazendo como tema principal a polarização política dos últimos anos no Brasil, a banda paulistana The Apartment Cats lança nesta sexta-feira (11), o seu mais novo single intitulado “Pêndulo” pelo selo Marã Música. A música já pode ser escutada em todas as plataformas digitais e ganhou um videoclipe que estará disponível na próxima semana no canal oficial da banda no youtube.
Composta em 2021 pelo vocalista da banda Fábio Pelissioni, a letra da faixa traz uma discussão e crítica à situação política do Brasil. O significado de pêndulo define exatamente como o cantor e compositor enxerga a situação em que nos encontramos no país: um “corpo” pesado suspenso e ligado a um ponto fixo e que se movimenta de forma oscilada.
Ele explica: “Esse insight do título veio, na verdade, numa conversa acalorada durante as eleições para prefeito em 2020. Eu lembro de usar a palavra ‘pêndulo’ para me referir à situação do cidadão brasileiro, não somente naquela eleição, mas em todos os dias da vida em geral. Enquanto esperamos um salvador da pátria a cada quatro anos, é como se vivêssemos num pêndulo, sendo jogados de um lado para o outro, vitimados numa avalanche de fake news, sofrendo as mesmas dores de sempre, e seguimos ‘andando de lado’ enquanto nação. E assim o Brasil elegeu essa figura abominável que temos como presidente hoje. No fim das contas, eu acho que a música tem um ponto de vista desse cidadão do mundo pós-moderno e pós-verdade, o cidadão raivoso e contundente, porém ao mesmo tempo perdido e manipulado”.
O título ficou na cabeça, já esteticamente a história é bem diferente. Muitos meses depois do insight sobre o tema, o gatilho para a composição foi um documentário sobre Arnaldo Antunes. “Logo depois de assistir a ‘Com a Palavra’, no qual o Arnaldo fala muito sobre o processo criativo dele – e isso é um assunto que sempre me fascina muito – fiquei com aquilo na cabeça, e pensei, ‘e se eu tentasse escrever uma música nessa pegada?’. Fiquei pensando numa mesma célula rítmica, uma batida meio Nação Zumbi, e deixei o fluxo de consciência rolar, as palavras vindo sempre meio gritadas, frases curtas, e em 15 minutos veio a letra praticamente inteira, com exceção de alguns retoques que vieram depois”, afirma o compositor.
Quanto à retratação do tema na música, a banda considera de extrema importância, especialmente por vivermos no mundo e no país que vivemos hoje. “Acho que todo artista tem uma força especial com sua arte, que deveria ser usada para lidar com essas questões e fazer a sociedade refletir e avançar”, completa a banda.
O novo som ganhou um videoclipe gravado em estúdio dirigido por Helder Fruteira e com a direção de fotografia assinada por Luiz Maximiano. O trabalho chega ao canal do youtube da banda na próxima semana. “Pelo que pudemos ver no dia da gravação, vai ficar incrível. Coisa fina”, detalha a banda.
Sobre a expectativa para o lançamento, eles contam: “Estamos ansiosos para ver como vai ser a recepção do público! Porque todo mundo que ouve a música, gosta bastante e fica surpreso com a composição e a produção. Também dizem que é algo bem diferente de tudo o que já fizemos antes. Além disso, pela primeira vez estamos trabalhando com uma equipe colaborando na divulgação, o pessoal da Marã Musica, e também teremos um clipe feito com um time peso-pesado.”
Sobre a The Apartment Cats:
A banda paulistana The Apartment Cats surgiu em 2019 com um disco feito pelo vocalista e compositor Fábio Pelissioni em memória de sua ex-esposa. Gravado no bucólico cenário do estúdio Canto da Coruja no interior de São Paulo, o trabalho contou com a participação de amigos que naturalmente se tornaram a banda que leva o projeto adiante.
Com um rock pesado que lembra grandes bandas dos anos 90 como Foo Fighters e Pearl Jam, passando por canções dinâmicas ao estilo Led Zeppelin, e pincelado por beatlescas harmonias vocais, The Apartment Cats mostra uma versatilidade e riqueza sonora que os distinguem na atual cena de rock independente.
Logo após o lançamento do primeiro disco em 2020 veio a pandemia. Durante esse período a banda produziu e divulgou muito material, desde vídeos no YouTube com covers de suas maiores influências, até novos lançamentos – gravados à distância, nos home studios de cada integrante – como a autoral “Clouds”, que fala justamente sobre as dificuldades do isolamento, e também a clássica “Eleanor Rigby” dos Beatles, em uma furiosa versão com guitarras.
Em dezembro de 2021 lançaram o “Ao Vivo no Estúdio 500”. Eles contam: “Como o nome já diz, fizemos uma sessão de gravação ao vivo no Estúdio 500 no Morumbi em São Paulo. O objetivo maior era gerar material de vídeo, e com isso fizemos dois clipes com Eric Delfini e o projeto acabou também virando um EP de 5 músicas produzido pelo nosso baterista Luan Medeiros”.
Atualmente a banda prepara novos singles para lançar em 2022, além de shows pela capital e outras cidades. “Próximos passos? Dominar o mundo? Making love, not war!”
Sobre as referências musicais da banda, eles afirmam: “Beatles com certeza é uma influência forte pra todos, mas tem também muito som dos anos 90, Seattle, Guns n’ Roses, essas coisas. E tem Led, Who, Pink Floyd. Eu sempre curti punk rock também, a Paula é muito dos anos 60… A cozinha da banda é meio metaleira (risos) ”.
Sobre Marã Música
Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.
CONFIRA A LETRA DE “PÊNDULO”
Escrita por Fábio Pelissioni
Do lado do bem
Do lado do mal
Do lado correto
da vergonha nacional
Do lado da lei
Do lado do rei
Do lado de lá
da plenitude morrerei
De lado,
telado,
Picasso descontrolado
Pincelado de suor e de sangue,
porém calado
Simulado no algoritmo
Ritmo acelerado
Separado em nascimento
da verdade
Cancelado
Atirado na ilusão
Entre o circo e alegorias
Mais um dia vou de lado
Cansado, enviesado
Misturado com as coisas
que não quero do meu lado
Governado
Censurado
Inconformado também
Bem feito pra quem?
Bem feito pra quem?
E de que lado
Você está?
Vivo num
Pêndulo, pêndulo, pêndulo, pêndulo
A balançar
E de que lado
Devo ficar?
Vivo, num pêndulo?
Pêndulo, pêndulo, pêndulo
A balançar?
Redes Sociais de The Apartment Cats
Redes Sociais de Marã Música
MARÃ MÚSICA
Assessoria de imprensa – Lavi Comunicação & Mkt
Mariana Laviaguerre
+55 11 963003349
mariana@lavicomunicacaomkt.com
Júlia Diniz
+55 21 995755358