Aloha Spirit transforma Saquarema na Capital dos Esportes Aquáticos!

Esportes

Sábado definiu os representantes brasileiros para o Mundial da ISA nas provas de Longa Distância de SUP e Paddleboard, além de promover competições de Natação e Canoa Polinésia!

 

 

 

Reconhecida por ser a Capital Brasileira do Surfe, Saquarema adquiriu um novo status neste sábado, 20 de agosto: tornou-se a Capital dos Esportes Aquáticos. O motivo? A realização do Aloha Spirit Festival, que ao longo do dia recebeu centenas de participantes na Arena Lagoa para provas (nas classes Amador, Pró, Kid’s, Masters e PCD) de Canoa Polinésia, Surfski, Maratona Aquática, SUP e Paddleboard.

São inúmeros os destaques esportivos que o sábado de Aloha Spirit em Saquarema tem para celebrar, e entre os mais especiais estão as provas de Longa Distância (12Km) que definiram os representantes brasileiros para o ISA World SUP and Paddleboard Championship 2022. No SUP, se classificaram Luiz Carlos Guida (com o tempo de 1:19:24), David Leão (1:19:25), Lena Guimarães (1:25:17) e Roseli Novloski (1:25:44).

Conhecido por todos como “Animal”, Luiz Carlos Guida comentou sobre o sabor diferente de alcançar uma conquista tão relevante dentro de um ambiente que lhe é tão familiar: “Eu participo do Aloha Spirit desde que o festival surgiu, e até hoje só deixei de ir a apenas uma etapa. Por isso, é muito legal poder disputar uma seletiva para o Mundial dentro do Aloha Spirit, que sempre me acolheu muito bem e onde tenho tantos amigos”.

Por sua vez, Jader Andrade, vencedor no Paddleboard com 1:30:05, está começando não só sua trajetória internacional como sua história no Aloha Spirit, tendo participado do evento pela terceira vez: “Conquistar essa vaga é inexplicável. Estou não só alegre como emocionado. Acho que fiz por merecer. Segui com muita disciplina os treinos e a alimentação”, contou sorridente, após se garantir no Mundial da ISA junto com Catarina Winkler, que venceu a prova feminina com 1:37:49.

Das pranchas para as embarcações, a Arena Lagoa também coroou campeões no Surfski e em diversas provas de Canoa Polinésia, como Carla Ferreira dos Santos, que foi a primeira a terminar os 10 Km no OC1 feminino, com 1:02:59. E, sem exagerar, pode-se dizer que o Aloha Spirit mudou os rumos das remadas de Carla: “Eu só remava de OC6 e comecei a remar de canoa pequena no Aloha Spirit de Cabo Frio, em 2019. Fiz um resultado bom, comecei a me dedicar mais e hoje estou vencendo pela primeira vez uma prova de OC1 do Aloha. É um sentimento muito legal, pois relembro de toda trajetória e esforço até chegar aqui”.

Os resultados completos das provas de SUP, Paddleboard, Canoa Polinésia, Surfski e Natação, em todas as categorias, estarão disponíveis em www.alohaspirit.com.br. O evento chega ao fim neste domingo, 21, prometendo ainda mais emoção, com as definições dos representantes no Mundial da ISA no SUP Wave e nas provas técnicas de SUP e Paddleboard, além das finais do Longboard e de competições de Canoa Polinésia, Apneia e Triathlon Waterman.

A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema. A programação completa do evento pode ser acessada em www.alohaspirit.com.br.

Créditos: Fábio Mota