PRAIA DE SANTA BARBARA, São Miguel – Ilhas dos Açores (sábado, 15 de outubro de 2022) – Irmão e irmã Kauli e Aelan Vaast (FRA) venceram os Açores Pro Júnior, levando a vitória nas finais realizadas em ondas de três a quatro pés na Praia de Santa Bárbara, na ilha de São Miguel, Açores.
Na última etapa da World Surf League (WSL) 2022-23 European Junior Qualifying Series (JQS), Açores Pro Júnior enfrentou um tempo muito desafiador e tiveram que ser concluídos em um único dia de competição com um incrível número de 54 baterias que foram concluídas, e os finalistas tiveram que surfar 5 vezes para os homens e 4 vezes para as mulheres.
Com o título europeu Junior e a qualificação para o Campeonato WSL Junior (WJC) em jogo, o dia foi cheio de drama e grandes atuações dos melhores surfistas europeus com menos de 20 anos de idade.
Na foto: Kauli Vaast dominou para uma 6ª vitória do evento júnior hoje nos Açores. Crédito: © WSL / Poullenot
Final masculina: European Stars Spoil Regional Title e WJC Race.
A final masculina apresentou duas caras muito familiares, Kauli Vaast (FRA) do Taiti, que mais notavelmente ficou em segundo lugar no evento Outerknown Tahiti Pro Championship Tour deste verão europeu e Adur Amatriain (EUK), o atual campeão europeu júnior que está fazendo ondas no QS e CS este ano. Também contou com dois surfistas menos conhecidos do País Basco, Bitor Garitaonandia (ESP) e Keoni Lasa (EUK).
Adur Amatriain (EUK) levou para casa o vice-campeonato nos Açores Pro Junior e Keoni Lasa (EUK) ficou em terceiro lugar. O francês Noa Dupouy (FRA) terminou a temporada em segundo lugar na Europa e como tal deve receber o segundo lugar para o WJC.
O Taitiano Vaast dominou o calor aos gritos e aplausos de seu irmão e não deixou nada ao acaso, alegando a vitória do evento com um total sólido de 14,33 pontos quando seus oponentes lutaram para colocar dois números médios no quadro. Isto efetivamente acabou com todas as esperanças de Annette Gonzalez Etxabarri de superar sua irmã Janire no ranking para o título, e Leiceaga também precisava de uma vitória para reivindicar a segunda vaga para a final internacional júnior.
A atual campeã européia junior Janire Gonzalez Etxabarri (ESP) conquistou o terceiro título consecutivo com seu vice-campeonato hoje nos Açores, o primeiro da série européia de qualificação júnior. Uma vitória no Marrocos, dois vice-campeonatos em Ferrol e Açores e um quinto lugar em La Torche confirmaram que a jovem de 17 anos continua sendo a júnior européia mais forte no momento, já que ela agora se prepara para a etapa maior.
Com a conclusão do Pro Júnior dos Açores, a corrida para o título Europeu Júnior e a qualificação para o campeonato WSL Júnior chegou ao fim, aqui estão as classificações finais:
Top 5 do JQS masculino europeu:
1 – Bitor Garitaonandia (ESP) *** Campeão Europeu e Qualificador WJC****
2 – Noa Dupouy (FRA) ***WJC Qualificador*****
3 – Markel Vizcarguenaga (ESP)
4 – Keoni Lasa (EUK)
5 – Yago Dominguez (EUK)
5 – Kauli Vaast (FRA)
Mulheres européias JQS Top 5:
1 – Janire Gonzalez Etxabarri (ESP) ***Campeã Européia e Qualificadora WJC****
2 – Aelan Vaast (FRA) ***WJC Qualifier*****
3 – Annette Gonzalez Etxabarri (EUK)
4 – Maelys Jouault (FRA)
5 – Sarah Leiceaga (FRA)
Alguns dos juniores que competem hoje vão ficar por aqui e participarão do próximo Pro QS3.000 dos Açores, cujo período de espera abre na terça-feira. Para os quatro atletas qualificados, o WSL Junior Championships será realizado na Califórnia em janeiro de 2023. Quanto ao resto do campo, a Série de Qualificação Júnior Européia 2023 provavelmente começará na primavera do próximo ano.
AZORES PRO JUNIOR MEN’S RESULTADOS FINAIS:
1 – Kauli Vaast (FRA) 13,40
2 – Adur Amatriain (EUK) 12,23
3 – Keoni Lasa (EUK) 6,57
4 – Bitor Garitaonandia (ESP) 4,93
RESULTADOS FINAIS DE AZORES PRO JÚNIOR FEMININO:
1 – Aelan Vaast (FRA) 14,33
2 – Janire Gonzalez Etxabarri (ESP) 9,40
3 – Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 9,33
4 – Sarah Leiceaga (FRA) 8,80
Sobre a WSL
A World Surf League (WSL) é a casa global do surf competitivo, coroando os indiscutíveis campeões mundiais desde 1976 e mostrando os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta pela divisão Tours and Competition, que supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano; WSL WaveCo, lar da maior onda de alto desempenho do mundo; e WSL Studios.