Brasil está classificado para o rugby sevens masculino dos Jogos Pan-Americanos!

Esportes

A Seleção Brasileira Masculina de Rugby Sevens se garantiu em Santiago 2023 após derrotar o Paraguai no dia 26 no Costa Rica Sevens!

 

Foto: Costa Rica Sevens Prensa

O rugby sevens brasileiro estará duplamente representado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Neste sábado, a Seleção Brasileira Masculina garantiu vaga no Pan ao vencer Costa Rica e Panamá na fase de grupos do Campeonato Sul-Americano Masculino de Rugby Sevens, que está sendo jogado em San José, capital da Costa Rica. Com isso, os Tupis se juntam às Yaras, a Seleção Brasileira Feminina, que já tinha se garantido no Pan ao vencer o Sul-Americano Feminino, em junho deste ano, em Saquarema.

Brasil, Paraguai, Venezuela e Costa Rica foram a campo de olho na última vaga masculina, já que o Chile é o país sede do Pan, enquanto Argentina e Uruguai já tinham garantido suas vagas através dos Jogos Sul-Americanos. A campanha brasileira começou com vitória pro W. O. sobre a Venezuela, que teve problemas em sua viagem e chegou ao estádio apenas para o último jogo do dia. Na sequência, os Tupis se impuseram com categoria sobre a Costa Rica por 54 a 0. Os tries brasileiros foram de Lucas Muller (2 vezes), Douglas Rauth, Daniel “Maranhão”, Felipe Sancery, Matheus Cruz e Gabriel Zurka.

No jogo decisivo, os Tupis superaram o Paraguai por disputados 14 a 5. Os paraguaios marcaram o primeiro try, mas o Brasil virou o marcador com tries de Daniel “Maranhão”, antes da pausa, e Robson “Varejão”, logo após o intervalo, com Matheus Cruz chutando as duas conversões.

Domingo também tem decisão

Com o resultado, o Brasil também garantiu vaga direta na semifinal de domingo para enfrentar Argentina ou Venezuela. O domingo valerá duas vagas no World Rugby Sevens Challenger, a 2a divisão do Circuito Mundial, com Brasil, Chile, Paraguai, Venezuela e Costa Rica disputando a classificação. Argentina e Uruguai já estão na 1a divisão.

Costa Rica Sevens – Qualificatório para os Jogos Pan-Americanos e para o World Rugby Sevens Challenger

Local: Estádio Nacional – San José, Costa Rica

Grupo PAN: Brasil, Paraguai, Venezuela e Costa Rica

Grupo SAR: Argentina, Uruguai e Chile

*Horários de Brasília

Sábado, 26/11

Paraguai 40 x 05 Costa Rica

Brasil 28 x 00 Venezuela (wo)

Argentina 14 x 22 Chile

Brasil 54 x 00 Costa Rica

Paraguai 28 x 00 Venezuela (wo)

Uruguai 28 x 35 Chile

Brasil 14 x 05 Paraguai

Costa Rica 00 x 31 Venezuela

Argentina 33 x 07 Uruguai

Domingo, 27/11

16h00 – Argentina x Venezuela

16h22 – Uruguai X Paraguai

16h44 – Chile X Costa Rica

18h16 – Triangular pelo 5º lugar

Semifinais

18h38 – Brasil x SAR2/PAN3

19h00 – SAR3/PAN2 x SAR1/PAN4

20h02 – Triangular pelo 5º lugar

20h24 – 3º lugar

21h41 – Triangular pelo 5º lugar

22h03 – Final

Convocados

1 Matheus Cruz (Jacareí)

2 Douglas Rauth (Curitiba)

3 Joel Victor (Pasteur)

4 Daniel “Maranhão” Silva (Poli)

5 Matheus “Nego” Claudio (Jacareí)

6 Lucas Muller (Poli)

7 Gabriel Zurka (São José)

8 Felipe Sancery (São José)

9 Robson “Varejão” Morais (Pasteur)

10 Jacobus de Wet van Niekerk (Meraloma, Canadá)

11 Widson “Cafu” Menezes (El-Shaddai)

12 Gustavo “Rambo” Alburquerque (São José)

Treinador: Lucas “Tanque” Duque

Sobre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte e como patrocinadores principais: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio e KickBall. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Grupo Évora S.A, Gilbert, Travel Ace, Pinheiro Neto Advogados, CVC Capital Partners, Universal Assistance e Testfy. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Superliga Americana de Rugby, também é apoiada por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Universal Assistance e Testfy. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).