Brasil bate Japão e Espanha pela 2ª etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens 2022-2023!

Esportes

 

 

Brasil bate Japão e Espanha pela 2ª etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens 2022-2023

Vitórias deixam as Yaras em 9º lugar na etapa disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul

Marcelle Souza e Marina Fioravanti em lance contra as japonesas / Crédito: Mike Lee / World Rugby

A Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens fechou neste domingo (11) sua campanha na etapa da África do Sul do Circuito Mundial de Rugby Sevens vencendo suas duas últimas partidas para terminar a competição na 9ª colocação. No mesmo palco, o Cape Town Stadium, o Brasil foi derrotado pelo Japão na Copa do Mundo de Rugby Sevens realizada em setembro, mas desta vez foram as Yaras que levaram a melhor sobre as japonesas, com triunfo por 17 a 12 pela semifinal de 9º lugar. Depois, no jogo decisivo, as Yaras voltaram a triunfar sobre a Espanha, que havia caído contra as Yaras na mesma Copa do Mundo recente. Agora, as brasileiras superaram as espanholas por 17 a 5.

Contra o Japão, o Brasil dominou as ações no primeiro tempo e abriu 17 a 0, com tries de Thalia Costa, Marcelle Souza e Bianca Silva, em grandes corridas que impuseram dificuldade para a recomposição da defesa asiática, com as brasileiras sendo capazes de criarem espaços para suas carregadoras de bola. Depois, Hara descontou com dois tries para o Japão, mas sem tempo de reação.

Contra a Espanha, o enredo foi semelhante, com a intensidade brasileira no começo da partida fazendo a diferença. A veloz Thalia Costa disparou para dois tries, enquanto Mariana Nicolau também cravou o seu, assegurando 17 a 0. No fim, as europeias responderam com Algar, mas a reação não se consumou.

Jogos anteriores – Na fase classificatória, as Yaras perderam o primeiro jogo para as potentes Black Ferns da Nova Zelândia, que se tornaria campeã da etapa, por 31 a 7. Em seguida, a também forte Fiji superou as brasileiras por 31 a 10. As chances de avançar às quartas de final era bater a Grã-Bretanha, mas as britânicas venceram 29 a 5 e terminaram o torneio em sexto lugar.

A Nova Zelândia se sagrou campeã da etapa ao vencer a Austrália na final por 31 a 14. Com o resultado, após duas etapas (de um total de sete a serem jogadas até maio), Austrália e Nova Zelândia estão empatadas na primeira colocação com 38 pontos e receberão as duas próximas etapas, em janeiro, com Hamilton (Nova Zelândia) sediando a 3ª etapa nos  dias 21 e 22 e Sydney (Austrália) recebendo a 4ª etapa entre os dias 27 e 29.

Com o resultado final do torneio da Cidade do Cabo, o Brasil igualou o Japão no 10º lugar geral do Circuito. Entre os homens, o torneio que aconteceu na África do Sul valeu como a 3a etapa do Circuito e Samoa ficou com o título ao vencer a Nova Zelândia na final por 12 a 7.

Resultados dos jogos do Brasil

Fase classificatória

Nova Zelândia 31 x 7 Brasil

Brasil 10 x 31 Fiji

Brasil 5 x 29 Grã-Bretanha

Semifinal de 9º lugar

Brasil 17 x 12 Japão

Final do 9º lugar

Brasil 17 x 5 Espanha

Finais

Disputa de 3º lugar

Irlanda 12 x 20 Estados Unidos

Disputa de 1º lugar

Nova Zelândia 31 x 14 Austrália

Classificação geral

1 Austrália e Nova Zelândia, 38 pontos cada

3 Estados Unidos, 32 pontos

4 França, 26 pontos

5 Irlanda, 24 pontos

6 Fiji, 20 pontos

7 Grã-Bretanha, 16 pontos

8 Espanha, 11 pontos

9 Canadá, 10 pontos

10 Brasil e Japão, 5 pontos

Convocadas do Brasil

Mariana Nicolau (São José, SP)

Luiza Campos (Charrua, RS)

Rafaela Zanellato (Curitiba, PR)

Leila Silva (Leoas de Paraisópolis, SP)

Thalia Costa (Delta, PI)

Isadora Lopes (Melina, MT)

Gisele Gomes (SPAC, SP)

Marina Fioravanti (Band Saracens, SP) (capitã)

Camilla Isis Carvalho (El Shaddai, RJ)

Andressa Alves (El Shaddai, RJ)

Bianca Silva (Leoas de Paraisópolis, SP)

Marcelle Souza (El Shaddai, RJ)

Thalita Costa (Delta, PI)

Mais informações

http://brasilrugby.com.br/2022/12/11/brasil-bate-japao-e-espanha-pela-2a-etapa-do-circuito-mundial-de-rugby-sevens/

Sobre Confederação Brasileira de Rugby (CBRu)

A CBRu tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte e como patrocinadores principais: Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), TIM, Estácio e KickBall. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Grupo Évora S.A, Gilbert, Travel Ace, Pinheiro Neto Advogados, CVC Capital Partners, Universal Assistance e Testfy. A franquia Cobras Brasil XV, marca criada e gerenciada pela CBRu para a disputa da Superliga Americana de Rugby, também é apoiada por Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Irko Hirashima, Universal Assistance e Testfy. www.brasilrugby.com.br / @BrasilRugby / @cobrasbrasilxv (Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e You Tube).