Baía Formosa, Rio Grande do Norte (Quarta-feira, 13 de agosto de 2025) - A quarta das oito etapas da Taça Brasil 2025 promovidas pela Confederação Brasileira de Surf, será iniciada nesta quinta-feira na cidade do campeão olímpico Italo Ferreira no Rio Grande do Norte. Um total de 141 surfistas de 14 estados do país, se inscreveu para competir no CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa nas direitas perfeitas do Pontal. São 106 representantes de 13 estados na categoria masculina e 35 surfistas de 8 estados na feminina. As eliminatórias começam nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo pelo CBSurf.org.br através do canal CBSurfPLAY no YouTube.
“Estamos felizes em chegar num dos eventos mais tradicionais da CBSurf, que é a Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa já em sua terceira edição neste lugar de altas ondas no Rio Grande do Norte”, destaca Geraldo Cavalcanti, Diretor Executivo da CBSurf. “Com certeza, é um dos campeonatos mais esperados, temos mais de 140 participantes mesmo sendo um evento isolado, o que mostra o sucesso da etapa. E Baía Formosa não pode ficar de fora do cenário nacional do surf. Principalmente pelo grande apoio da Prefeitura Municipal, da Pena e da Federação Estadual, através do presidente Tunino (Borges). Vamos pra mais um evento com altas ondas e muita emoção aqui em BF”.
Esta é a sexta etapa da Taça Brasil promovida pela marca Pena desde 2022, a terceira em Baía Formosa igualando as três realizadas em Paracuru, no Ceará. Os participantes já estão escalados para estrear no Pontal de BF, com o saquaremense Rickson Falcão e a cearense Larissa dos Santos confirmados para defender os títulos do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa conquistados no ano passado. Apesar de acontecer no Rio Grande do Norte, a maioria das inscrições este ano são de surfistas cearenses, 30 no total, sendo 22 na competição masculina e 8 na feminina.
Os potiguares formam o segundo maior pelotão estadual com 27 participantes, 26 garantindo maioria entre os desafiantes ao título masculino e apenas 1 na categoria feminina. Na sequência vem São Paulo com 23 surfistas (17 homens e 6 mulheres), Pernambuco com 18 (15 homens e 3 mulheres), Paraíba com 13 (8 no masculino e 5 no feminino), Santa Catarina com 11 (5 homens e 6 mulheres), Rio de Janeiro com 7 (3 homens e 4 mulheres), Bahia com 3 inscritos no masculino, assim como Espírito Santo e Piauí com 2 cada e Rio Grande do Sul, Sergipe e Alagoas com 1 participante. A lista dos 14 estados é completada por 2 surfistas do Paraná na competição feminina.
QUATRO CAMPEÕES BRASILEIROS ENTRE OS CABEÇAS DE CHAVE DA TERCEIRA FASE
Os 106 inscritos na categoria masculina, foram divididos em três fases com 16 baterias de 4 atletas. Os mais bem ranqueados na CBSurf, fazem parte da lista dos 32 cabeças de chave do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa que só estrearão na terceira fase, já disputando classificação para as oitavas de final. Entre eles, estão quatro campeões brasileiros. O surfista de Baía Formosa, Israel Junior, número 1 da CBSurf em 2022, foi escalado na primeira bateria desta terceira fase.
O campeão de 2018, Artur Silva, do Ceará, vai estrear na terceira bateria. Na oitava, tem o atual campeão brasileiro Douglas Silva de Pernambuco e o campeão de 2023, o paulista Weslley Dantas, está na 15.a e penúltima. Já o defensor do título do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa, Rickson Falcão, é um dos 32 pré-classificados pelo ranking que entram na segunda fase. O surfista de Saquarema foi escalado na quinta das 16 baterias, junto com o paulista Guilherme Fernandes. Os dois adversários deles sairão da primeira fase, que será disputada por 42 surfistas.
FINALISTAS DE 2024 EM BAIA FORMOSA ABREM A COMPETIÇÃO FEMININA
Na competição feminina, cinco campeãs brasileiras vão participar da terceira edição do CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa. Uma delas é a defensora do título desta etapa no Rio Grande do Norte, Larissa dos Santos. A cearense vai competir na primeira bateria da primeira fase, porque não fez sua inscrição dentro do prazo. Suas primeiras adversárias serão a catarinense Maria Autuori e a paraibana Alexia Oliveira, com as duas melhores avançando para a segunda fase.
A vice-campeã na final do ano passado, Nathalie Martins, também está na primeira fase por se inscrever fora do prazo. A paranaense entra na segunda e última bateria da rodada inicial, com a carioca Mariana Areno, a paraibana Hanna Prado e a catarinense Nalu Demski, que mora no Rio de Janeiro. Esses dois confrontos vão definir as quatro surfistas que completarão as oito baterias da segunda fase, quando entram 28 pré-classificadas pelo ranking da CBSurf.
A hexacampeã brasileira Silvana Lima vai abrir essa rodada, disputando as duas primeiras vagas para as quartas de final com as catarinenses Kiany Hyakutake, Valentina Zanoni e a paraibana Nalanda Carvalho. Outra campeã brasileira estreia na quarta das oito baterias desta segunda fase, a paulista Julia Nicanor. E mais duas entram no confronto seguinte, a pernambucana Monik Santos e a cearense Juliana dos Santos, atual campeã brasileira e líder no ranking da Taça Brasil 2025.
O CBSurf Taça Brasil Pena Pro Baía Formosa é uma realização da Confederação Brasileira de Surf, em parceria com a Federação de Surf do Estado do Rio Grande do Norte (FESURF) e patrocínios da Pena, Governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Subsecretaria de Esportes e Lazer e da Prefeitura Municipal de Baía Formosa através da Secretaria de Esporte e Lazer, contando também com apoio da Monster Energy, Parafinas Fu-Wax, Baía Formosa Parque, Surfland Brasil Garopaba e a transmissão ao vivo é pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.