
A banda Meu Funeral apresenta “Empacotado”, seu novo álbum de estúdio, lançado no dia 19 de setembro em todas as plataformas digitais pela Marã Música. O trabalho chega como um reflexo direto de diferentes momentos, vivências e atravessamentos da banda, consolidando uma identidade que une punk, hardcore, pop radiofônico e ritmos brasileiros, sempre guiada por letras afiadas e um humor ácido.
Conhecida por transitar entre críticas sociais, ironia do cotidiano e relações humanas, a Meu Funeral aprofunda sua proposta artística em um disco que soa caótico, provocador e, ao mesmo tempo, estranhamente coeso.
Ouça agora o álbum “Empacotado”
UM ÁLBUM SOBRE VIVER (E RI DISSO)
Formada por Luquita (voz e violão), Dan (baixo), Pepe (guitarra e backing vocal) e Tent (bateria e coreografias), a banda apresenta “Empacotado” como um retrato honesto de diferentes fases da vida.
“O Empacotado passa por diversos temas como reflexões sobre a existência, término de relacionamentos, início de relacionamentos, burrice alheia, ódio e café. Seguimos usando o humor como recurso, mas talvez esse álbum esteja um pouco menos engraçado do que o ‘RIO’, apesar de ainda ter várias bobeiras”, comenta Luquita.
️ EXPERIMENTAÇÃO COMO LINGUAGEM
Para Tent, o disco carrega um caráter fortemente experimental, indo além da palavra:
“O tema do álbum passa muito por um lugar não-verbal. É sobre experimentar sons, caminhos e coisas que, num primeiro momento, não têm correlação, mas que dentro do universo ‘Empacotado’ criam uma unidade maravilhosamente estranha.”
Essa busca por novas formas também se reflete na construção musical do disco.
“Esteticamente, é mais um passo nosso no sentido de experimentar o máximo. Poderia ter sido uma compilação de B-sides punk anos 2000, mas demos um levante com milhões de camadas de elementos pop e brazucas, com a ajuda fundamental do Tomás Tróia”, explica Dan.
Segundo o baixista, o álbum soa como uma evolução direta do disco anterior:
“Vai parecer um passo adiante na piração aberta no ‘RIO’ (2023), só que por um caminho nada linear ou planejado (risos).”
UM DISCO PARA O FONE E PARA O PALCO
O processo criativo diverso também chama atenção: músicas com mais de uma década convivem com faixas criadas e finalizadas praticamente dentro do estúdio.
“Tem música com mais de dez anos e tem música criada minutos antes de gravar. Estou muito curioso e entusiasmado pra saber como o público vai reagir a esse nosso momento”, completa Luquita.
Para Pepe, a ideia é que o álbum funcione como companhia emocional:
“Queremos que o ‘Empacotado’ seja essa companhia meio irônica, meio sincera. Que faça sentido tanto no fone de ouvido sozinho quanto num show lotado, e que cada pessoa se enxergue em alguma faixa.”
CLIPE, CONTRADIÇÃO E MOVIMENTO
O lançamento de “Empacotado” também será acompanhado pelo videoclipe da faixa “Velho Pra Sempre”, que aposta justamente no contraste.
“A música é rápida, então ilustrar com imagens velozes seria o óbvio. Fizemos o oposto: cenas lentas, sobre o nada. A referência inicial foi o clipe de ‘Good Riddance’, do Green Day”, explica Dan.
UM DOS NOMES MAIS OUSADOS DO ROCK ATUAL
Gravado por Davi Pacote, Jorge Guerreiro e Tomás Tróia, produzido por Tróia em parceria com Davi Pacote e finalizado na mix e master por Pedro Garcia, “Empacotado” reúne composições de Luquita, Pepe, Dan Menezes e Tent.
Com participações especiais — incluindo Duda Beat em uma das faixas —, o álbum amplia o universo sonoro do Meu Funeral e reafirma a banda como um dos nomes mais ousados, criativos e interessantes do rock brasileiro contemporâneo.
“Que a galera do punk rebole e que a galera do funk bata a cabeça. Tomara que dê certo”, resume Tent.
CONFIRA A TRACKLIST DE “EMPACOTADO”
(em breve)
ℹ️ SOBRE A MARÃ MÚSICA
Fundada em 2018, em Jundiaí (SP), a Marã Música é uma empresa especializada em Marketing e Relações Públicas no mercado musical. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã atua na conexão entre artistas, marcas e empresas, além da gestão de imagem, carreiras, projetos artísticos e eventos culturais.