O ROCK NACIONAL ACABOU?

Notícias SSRock

Começaremos aqui a uma série de matérias que mostram o contrário. Faremos uma viagem ao passado para contar como surgiu o rock nacional e suas origens. Eu sou o Marcelo Dinoboy e vou levar você caro leitor e ouvinte da Saquarema Surf Rock, por essa viagem e explicar o que está acontecendo com o rock nacional neste momento.

Pode se dizer que tudo começou, de acordo com alguns estudiosos do assunto e reportagens já feitas e fontes afins que  Nora Ney, uma famosa cantora de samba-canção, da década de 50 que gravou o que muitos chamam de o “primeiro rock nacional” em 24 de outubro de 1955, com a música  “Rock Around the Clock”, de Bill Haley & His Comets, em 1954 1955 aproximadamente,  é um rock  n blues criado por Max C. Freedman e James E. Myers, este último mais conhecido como o “Jimmy De Knight” e foi composta em 1952. É curioso dizer que já Nora Ney nunca mais gravou nada no gênero, mesmo com a música no topo das paradas do ano em questão. Já em dezembro do mesmo ano, a música foi gravada em português como a “Ronda das Horas” por Heleninha Ferreira e outra gravada por Frontera, e em janeiro do ano seguinte, gravada desta vez por Marisa Gata Mansa.

Nora Ney

Nomes como Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Tim Maia e Jorge Ben foram influenciados pelo rock and roll e rockabilly e o então formado grupo The Sputniks com Tim, Roberto, Arlênio Silva, Edson Trindade e Wellington nos vocais. Tanto Tim quanto Jorge foram muito influenciados por Little Richard, que os levaram ao  boogie woogie. Reza a lenda que Roberto Carlos aprendeu a tocar rock  ao ver Tim executar Long Tall Sally, de Little Richard.

Roberto Carlos Erasmo Carlos  Tim Maia Jorge Ben

Em 1957 Cauby Peixoto entra em cena no rock totalmente tupiniquim original em português, com “Rock and Roll em Copacabana”, composto por Miguel Gustavo, e já no ano seguinte, Cauby foi acompanhado pelo grupo The Snakes (com Tim Maia e Erasmo Carlos) na canção That’s Rock, composta por Carlos Imperial. Entre 57 e 58, surgiram artistas com gravações de músicas americanas, como “Até Logo, Jacaré” (“See You Later, alligator”),”Meu Fingimento” (“The Great Pretender” do grupo de doo-wop The Platters) e “Bata Baby” (Long Tall Sally de Little Richard), muito embora em 1957 o grupo Betinho & Seu Conjunto, de “Enrolando o Rock” tenha alcançado grande fama, os primeiros ídolos do rock brasileiro foram os irmãos Tony e Celly Campelo que, em 1958, lançaram o compacto “Forgive Me/Handsome Boy”. Tony gravaria mais dois singles e um álbum em 1959, e Celly fica famosa em 1959 com  a música “Estúpido Cupido”.

Calby Peixoto Celly Campello

Tony Campello

Espero q tenham gostado, a próxima matéria nós iremos abordar os fatos mais marcantes dos anos 60.

Por Dinoboy